quinta-feira, 10 de maio de 2012

A MÚSICA INDEPENDENTE ATUALMENTE 2


Meu segundo texto sobre a música independente, no texto passado falei um pouco sobre algumas bandas de nome no cenário músical, hoje vou falar sobre os estilos músicais que não tenham apoio da mídia como o metal em geral, bandas brasileiras do cenário Death, Thrash, Power, tenham pouco apoio de selos de gravação, shows e tudo mais. Aqui em Belém, ou em qualquer parte do Brasil, a cena Metal em geral exige investimento muito grande vindo por parte das bandas, mas investimento financeiro, em gravações, shows e muito mais. Para uma banda lançar um cd demo de 5 músicas custa em torno de mais ou menos 300 reais por baixa, mas ainda contam com a parte gráfica do disco, que o valor a pagar é alto.

A cena Heavy Metal, tem suas excessões, praticamente não vivem do underground, é um estilo músical mais conheçido do metal, daí muitas acessorias e selos de gravação estão em jogo. Muitas bandas boas do cenário underground não gravam disco pra guanhar dinheiro, isso é apenas um modo de mostrar como a cena brasileira tem uma força que é praticamente imbátivel, fazemos isso porque gostamos não para  chegar na frente de um canal de tv como Rede Globo, e divulgar o trabalho da banda, mas sim porque temos paixão em fazer o que gostamos.
Os estilos Death, Grind, GoreGrind, já são estilos poucos conheçidos, para muitos brasileiros isso é loucura, mas para os bons amantes de uma som pesados, com guitarras alopradas, bleast beats na bateria, pedais duplo, baixo dando a sonoridade cruel, e vozes de porco berrando socorro. Voçês devem tarem pensado que isso não existe, mais esse é o estilo músical que mais admiro na cena da música mundial, por causa da dedicação dos músicos em si, investimentos sem algum retorno financeiro, apenas para mostrar sua boa música para o povo que gosta e admira como eu. Então eu apoio as bandas que produzem demo underground produzida no Fl studio e Acid Pro, embaladas com a capinha de plástico, vendida a 5 reais nos shows undergrounds, mesmo que dispónibilizarem para downloads em sua páginas da internet, eu apoio.

Muitas pessoas devem conheçer o lado b da música, as bandas sem investimento, sem condições financeiras para se manter no cenario músical do seu estilo, essas bandas também pedem apoio dos admiradores colaborando para a cena crescer a cada dia passa, compareçendo em shows undergrounds, produzidos pelas próprias bandas, comprando demos, debuts, que muitas bandas lutam para produzir um, e divulgar seu material para o mundo a fora, assim voçê colabora com que voçê gosta.

Por: Jolis Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário